O Povo: Confira dicas sobre como controlar a ansiedade na véspera do Enem 2019

O Povo: Confira dicas sobre como controlar a ansiedade na véspera do Enem 2019

Veículo: O Povo

Data: 01/11/2019

Os dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem ser de muita tensão para os participantes do maior exame de acesso ao ensino superior do País. A pressão que existe em torno da prova pode chegar a atrapalhar o desempenho dos candidatos. Na véspera da prova, a recomendação é a de evitar revisões de última hora e se ocupar de atividades de lazer, que tirem o foco do estresse que a prova pode representar. A prova será aplicada nos próximos dois domingos, nos dias 3 de 10 de novembro, em todo Brasil.

Para tentar relaxar nos últimos dias antes da prova, a estudante Clara Freire, 17, tem procurado apoio nos amigos. “Sofro de crises de ansiedade e me cobro muito. Então nesse período me pressionei e isso me deixou bem nervosa. Mas com a ajuda de amigos estou conseguindo esquecer um pouco [a prova]”, diz. Clara está no terceiro ano do Ensino Médio, fará o Enem pela segunda vez e pretende cursar Medicina ou Biotecnologia.

Exercitar o autocontrole é imprescindível para que a ansiedade e o nervosismo não atrapalhem o desempenho na prova, como destaca Celso Lopes de Souza, psiquiatra e fundador do Programa Semente. “Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como isso influencia o comportamento, permite que cada um compreenda melhor as próprias limitações e conheça suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima”, aconselha. O projeto, com sede em São Paulo, utiliza metodologia com foco na aprendizagem socioemocional em escolas de todo País desde 2016.

Leia mais

2019-11-25T11:52:39+00:00 Semente na Mídia|