Festas de fim de ano são momentos para reforçar a união familiar e o bem-estar emocional

Festas de fim de ano são momentos para reforçar a união familiar e o bem-estar emocional

Ano Novo também representa o fechamento de um ciclo, a renovação de esperanças e a oportunidade para refletir sobre o que podemos fazer para alcançar o que queremos

As festas de fim de ano, mais do que comemorações para trocar presentes e compartilhar almoços e ceias, representam momentos para reforçar a união familiar e a saúde emocional.

“Essas datas acabam estimulando a convivência mais próxima com pessoas de quem gostamos e com as quais, às vezes, não temos a oportunidade de ter mais contato ao longo do ano. Isso, claro, tem um aspecto bastante positivo”, diz Eduardo Calbucci, professor e um dos fundadores do Programa Semente.

Ele conta que pesquisas mostram que aquilo que mais ajuda a prever satisfação e felicidade é a qualidade das relações que nós somos capazes de estabelecer ao longo da vida, como as amizades que fazemos e a proximidade que mantemos com familiares.

Outro aspecto relacionado às celebrações de final de ano é a questão do fechamento de ciclos. Normalmente, essas comemorações, principalmente o Ano Novo, são um processo de renovação de expectativas e de esperanças.

“Se a gente pensar friamente, o dia 1º de janeiro é exatamente igual a todos os outros dias do ano. Mas o novo ano que começa, de acordo com o calendário que seguimos, e o significado que atribuímos a ele fazem com que nós repensemos tudo o que já fizemos e o que pretendemos fazer. É um momento de esperança.”

Esperança

O professor explica que, embora a origem da palavra esperança esteja próxima de esperar, esperança não deve ser uma postura passiva; é, na verdade, ter expectativas positivas, mas pensar também no que podemos fazer para conseguir aquilo que queremos.

“O final de ano pode ser um momento de reflexão sobre tudo isso. E, estando próximo da família e dos amigos, esses pactos que fazemos com nós mesmos são mais fortes e mais intensos”.

2019-12-12T13:07:42+00:00 Semente na Escola|