APRENDIZAGEM
SOCIOEMOCIONAL
APRENDIZAGEM
SOCIEMOCIONAL
Os programas de aprendizagem socioemocional efetivos geralmente incorporam quatro
elementos representados pelo acrônimo SAFE:
- Sequenciados: apresentam um percurso bem definido.
- Ativos: apresentam atividades que colocam em prática as habilidades trabalhadas.
- Focados: além do clima escolar que promove a aprendizagem socioemocional,
existem momentos específicos em que a aprendizagem é focada. - Explícitos: apresentam objetivos explícitos que convergem para os domínios trabalhados.
O Programa Semente foi desenvolvido rigorosamente a partir dessas premissas.
Conheça os cinco domínios que estruturam o Programa Semente:

AUTOCONHECIMENTO
Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça as suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.

AUTOCONTROLE
Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que nossas atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.

EMPATIA
Assumir a perspectiva do outro, sobretudo quando estamos diante de valores diferentes dos nossos, é fundamental para viver em um mundo cada vez mais marcado pela diversidade cultural. Criar empatia é criar elos, criar laços, criar ponte com as pessoas, aprendendo a se colocar no lugar do outro.

DECISÕES RESPONSÁVEIS
Fazer escolhas construtivas, coerentes com nossas crenças e comprometidas com padrões éticos, é fundamental para o bem-estar do indivíduo e para a comunidade. Para tal, é necessário conhecer normas sociais, avaliar de maneira realista as consequências de nossas ações e ter constante preocupação com a segurança.

HABILIDADES SOCIAIS
Para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, precisamos saber falar e saber ouvir. Comunicação clara, escuta ativa, cooperação, capacidade de resistir a pressão, de negociar conflitos, de buscar e oferecer ajuda, tudo isso é essencial na vida em sociedade.
Os programas de aprendizagem socioemocional efetivos geralmente incorporam quatro
elementos representados pelo acrônimo SAFE:
- Sequenciados: apresentam um percurso bem definido
- Ativos: apresentam atividades que colocam em prática as habilidades trabalhadas
- Focados: além do clima escolar que promove a aprendizagem socioemocional,
existem momentos específicos em que a aprendizagem é focada - Explícitos: apresentam objetivos explícitos que convergem para os domínios trabalhados
O Programa Semente foi desenvolvido rigorosamente a partir dessas premissas.
Conheça os cinco domínios que estruturam o Programa Semente:

AUTOCONHECIMENTO
Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça as suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.

AUTOCONTROLE
Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que nossas atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.

EMPATIA
Assumir a perspectiva do outro, sobretudo quando estamos diante de valores diferentes dos nossos, é fundamental para viver em um mundo cada vez mais marcado pela diversidade cultural. Criar empatia é criar elos, criar laços, criar ponte com as pessoas, aprendendo a se colocar no lugar do outro.

DECISÕES RESPONSÁVEIS
Fazer escolhas construtivas, coerentes com nossas crenças e comprometidas com padrões éticos, e fundamental para o bem-estar do indivíduo e para a comunidade. Para tal, é necessário conhecer normas sociais, avaliar de maneira realista as consequências de nossas ações e ter constante preocupação com a segurança.

HABILIDADES SOCIAIS
Para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, precisamos saber falar e saber ouvir. Comunicação clara, escuta ativa, cooperação, capacidade de resistir a pressão, de negociar conflitos, de buscar e oferecer ajuda, tudo isso é essencial na vida em sociedade.